Aldeias Novo Futuro, Boa Vista, Boa Sorte e Vigilante - T. I. Kaxinawá do Rio Humaitá

Energia Solar – Rio Humaitá

Entre 05 a 28 de Novembro de 2018 foi executado um amplo projeto de instalação e manutenção de energia solar na Terra Indígena Kaxinawá do Rio Humaitá, abrangendo quatro das cinco aldeias da Terra Indígena: Vigilante, Boa Sorte, Boa Vista e Novo Futuro. O projeto teve a coordenação geral de Guilherme Meneses, a coordenação técnica de Alvaro Russo e o suporte de Natasha D’Souza.

Um dos objetivos deste projeto foi contemplar a maioria das aldeias da Terra Indígena com energia solar, buscando assim a igualdade, a repartição de benefícios e ampliação do número de famílias atingidas pelo projeto. Este incluiu a revisão, manutenção e ampliação das instalações elétricas na aldeia Novo Futuro e a criação de novas instalações nas aldeias Boa Sorte, Boa Vista, Vigilante e no outro lado do rio na Aldeia Novo Futuro, que não tinham fonte de energia.

Na aldeia Novo Futuro foi feita uma profunda reformulação, com a instalação de novas baterias, reformulação e reorganização dos sistemas e a redistribuição da rede elétrica. Foram instalados interruptores individuais em cada lâmpada. Também substituiu-se a tensão de corrente contínua por corrente alternada, a fim de otimizar o desempenho energético para longas distâncias. O mesmo padrão foi utilizado nas demais aldeias.

O projeto também abrangeu educação e formação, com aulas de manutenção para os jovens interessados e reuniões com a comunidade para esclarecer dúvidas e orientar sobre o uso mais correto da energia solar. Abaixo seguem registros do projeto.