T. I. Kaxinawá do Rio Jordão e do Baixo Rio Jordão

Reativação de Poços com Energia Solar

Nas terras indígenas do povo Huni Kuin na região do Rio Jordão, onde atualmente vivem aproximadamente 3.200 pessoas, enfrenta-se há muitos anos uma grave questão com a água. Como praticamente em toda a região acreana, a água do rios Jordão e Tarauacá não é potável. Ela apresenta uma cor amarronzada, contém coliformes fecais e uma série de partículas/sedimentos, que a tornam ‘barrenta’. O consumo de água gera doenças e ocasionalmente mortes, inclusive de crianças de primeira idade. Ao mesmo tempo, existem uma série de poços (do tipo amazônico ou ‘cacimbão’) que já foram escavados, mas que foram abandonados posteriormente: seja por falta de bombeamento de água, armazenamento de água e/ou distribuição de água.

A solução apresentada pela Associação Povos da Terra – APOTI reúne a resolução de problemas a tecnologias sustentáveis, que irão dar maior durabilidade às instalações, diminuindo as manutenções e não gerar nenhum tipo de custo após a instalação aos indígenas, seja financeiro ou ambiental – caso oposto dos poços movidos por geradores a óleo ou gasolina. Estes motores produzem uma série de, seja poluição do rio, das águas, do ar, além da poluição sonora. O alto custo do combustível na região (praticamente R$ 10,00 o litro de gasolina, sendo este o item mais custoso no orçamento mensal das famílias huni kuin) impede que os Huni Kuin utilizem seus poços, e, consequentemente estes ficam sem acesso a água potável. Além disso, esse tipo de equipamento existe uma série de manutenções periódicas para funcionar, que não são de conhecimento dos indígenas.

A Associação Povos da Terra – APOTI utilizou exclusivamente bombas solares, que operam continuamente sem gerar nenhum tipo de custo aos indígenas, nem à floresta. O bombeamento solar é 100% limpo, gera pouca ou nenhuma manutenção e tem ótimos resultados em termos de vazão de bombeamento de água, vide as instalações da própria APOTI no Rio Humaitá e na Terra Indígena Igarapé do Caucho.

Atividades: esgotamento e limpeza dos poços, instalação de bombas solares e painéis solares, construção de suporte de caixa d’água, instalação de caixa d’água, escavação de valas para tubulação e instalação de encanamento individual na casa dos moradores.

Aldeias Beneficiadas: São Joaquim/Centro de Memórias, Novo Natal, Novo Segredo e Morada Nova.