Internet via Satélite

Este projeto visou instalar a comunicação via internet na Aldeia Novo Futuro através de um sinal de satélite. Antes da instalação, a aldeia Novo Futuro não tinha outro meio de comunicação, seja via rádio, telefone ou internet. A vila fica a cerca de cinco dias de barco da cidade mais próxima, Tarauacá; o que impossibilitava o atendimento de casos de emergência médica (por exemplo, assistência em caso de picadas de cobra e outras doenças que requerem medicamentos e tratamentos ocidentais), bem como a comunicação entre parentes, a comunicação entre os líderes e seus parceiros de viagem e projetos, bem como para a divulgação das atividades artísticas e culturais realizadas na aldeia.
A comunicação tornou-se uma necessidade maior durante o momento da pandemia, em que as aldeias estavam totalmente isoladas, impossibilitadas de notificar casos de doença, e também como ferramenta para realização de lives, oficinas e cursos ministrados por lideranças indígenas.
A aldeia Novo Futuro também tem uma preocupação especial com a fiscalização da terra, por ser a última aldeia da Terra Indígena Kaxinawá do Rio Humaitá, mais próxima às cabeceiras do rio. A aldeia e seu entorno sofreram com a ação ilegal de madeireiros e caçadores não indígenas, além de ataques e roubos de povos indígenas isolados. Com o sinal de internet, será possível se comunicar com órgãos governamentais, como a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e instituições representativas, como a Federação do Povo Huni Kuin do Estado do Acre (FEPHAC) para comunicar esses ataques e invasões.
A empresa contratada, ComTxae, oferece um serviço diferenciado, denominado “wi-fi inteligente”, no qual há um controle de tempo para não afetar negativamente as atividades diárias da vila, um sistema de códigos para controlar o uso da franquia (para que não se não ultrapassar o limite e acabar com ele rapidamente, o que pode gerar conflitos na comunidade), bloqueando sites e conteúdos pornográficos: tudo adaptado para uso comunitário nas aldeias, visa o uso democrático e para fins prioritários, conforme indicado pelas lideranças locais.
O sinal é fornecido via satélite, com franquia de 100 GB, velocidade de 20 MB para download e 3 MB para upload.