Aldeia Novo Futuro, T. I. Kaxinawá do Rio Humaitá

Energia Solar – Novo Futuro

Foto: Divulgação

O projeto Novo Futuro Solar foi realizado em 2015 na Aldeia Novo Futuro, na Terra Indígena Kaxinawá do Rio Humaitá, região de Tarauacá, Estado do Acre. Para esta instalação, a aldeia foi dividida em três setores, sendo que um módulo de iluminação fotovoltaica foi instalado em cada setor. O objetivo foi fornecer iluminação a todas as residências da aldeia e áreas comuns, como refeitório, banheiros ecológicos, maloca cerimonial (shubuã), hospedarias e os caminhos públicos mais utilizados. Foi também instalado um Ponto de Cultura para o uso e carregamento de equipamentos eletrônicos, numa casa especialmente projetada para abrigar os equipamentos solares.

Como este é um passo tecnológico significativo para a comunidade, implementamos um programa educacional para a aldeia para garantir que o equipamento seja usado corretamente e com segurança. As duas principais preocupações são a sobrecarrega dos inversores e o uso excessivo da bateria, que podem afetar significativamente a vida útil destes equipamentos. Devido à localização remota da aldeia e seu contexto ambiental dentro da floresta tropical, o programa também forneceu treinamento técnico suficiente para permitir que os moradores realizem manutenções menores de forma independente. O sistema é projetado para exigir manutenção mínima regular, mas ainda há a probabilidade de uso indevido ou acidentes naturais, como queda de árvores ou edifícios, ventos fortes, chuvas fortes prolongadas, umidade, raios e intervenção animal. Pelo menos nos primeiros anos, espera-se que um técnico externo visite a aldeia anualmente para garantir que o sistema esteja funcionando de maneira ideal. Desde a instalação em 2015 não houve grandes falhas e o sistema permanece, em sua maior parte, em operação completa.

Uma segunda fase do projeto Novo Futuro Solar foi desenvolvida em outubro de 2016, o qual consistiu na manutenção e expansão dos sistemas de energia solar, a fim de incluir as habitações recém-construídas e as construções que foram feitas para o III Festival Huni Kuin Eskawatã Kawayai, que ocorreu no mês de novembro do mesmo ano.